O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que mulheres em situação de vulnerabilidade social no Pará vão passar a receber gratuitamente absorventes menstruais.

A ação também deve se estender a estudantes da rede pública de ensino, segundo o governo, que não informou até a manhã desta terça-feira (12) a data de início da distribuição.

De acordo com o governador, a medida visa reduzir o desequilíbrio social e combater a pobreza menstrual, quando há falta de recursos e infraestrutura para cuidados com a menstruação. O valor do investimento também não foi detalhado.

A distribuição deve ser feita pela Fundação ParáPaz, programa estadual que atende mulheres. A fundação informou, por meio de nota, que distribuirá os itens pelo projeto “Entre Elas”, que integra ações de cidadania itinerantes pelo estado.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou distribuição gratuita do item de higiene para estudantes de baixa renda de escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema em nível federal. O projeto tinha sido aprovado em setembro no congresso.

 

Fonte: g1 Pará
Foto: arquivo pessoal