Cerca de 200 pessoas participaram do projeto “Um dia no Parque”, realizado na manhã deste domingo (18), visando promover um dia de visitação ao Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, também conhecido como REVIS Metrópole da Amazônia, incluindo atividades como aeróbica, caminhada, ciclismo, observação da fauna e flora, dos pássaros, aula de alongamento, feirinha de comidas típicas e artesanatos e a contemplação da paisagem.

O evento, promovido pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), tem como objetivo mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de proteger a biodiversidade, são atrativos naturais, oferecem diversas opções de lazer, garantindo o bem-estar e possibilitando o desenvolvimento econômico e geração de renda.

A condutora ecológica Aline Martins, explicou que a unidade de conservação já existe há 11 anos, servindo, também, como refúgio para inúmeras espécies de animais. “O refúgio é o ambiente para reprodução de diferentes animais como macacos, quatis, capivaras, entre outros. É muito importante poder mostrar esse lugar, gerar essa interação ecológica, reforçando a importância desta unidade de conservação para toda a sociedade”, ressaltou.“Eu adorei a ideia desse projeto, poder caminhar em uma trilha dentro da reserva foi algo muito legal. Me sinto revitalizada por esse contato com a natureza e por conhecer a importância das espécies da fauna e flora que aqui estão”, disse Jéssica Farias, 31 anos, durante a caminhada na trilha.

O titular da Sedeter, Igor Castro, destacou a importância do projeto “Um dia no Parque”. Segundo ele, a iniciativa visa resgatar as belezas naturais encontradas no município. “Marituba tem turismo e lugar bonito para se conhecer. Muitas pessoas que vieram hoje ao nosso evento não conheciam essa beleza que a gente tem aqui dentro do REVIS, então, a gente, junto com a Semma, vamos trabalhar para oferecer outros eventos como esse”, disse.

“Este é o primeiro de muitos eventos que vamos realizar aqui”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente (Semma), Fernando Braun, pontuando a importância do cuidado que todos devem ter com o local. “A gente pede a todos que atentem para o cuidado com o local, destinando corretamente o lixo, a fim de não prejudicar o meio ambiente”, afirma.


O local
: O REVIS é uma das maiores áreas de conservação da Região Metropolitana de Belém (RMB) e está localizado no município de Marituba. Ele conserva parte dos 31% restantes de florestas primárias da RMB, confirmando seu grande destaque para conservação ambiental no Estado.  Além da exuberante natureza, o REVIS possui mais de 15 km de trilhas e as ruínas da antiga Fábrica de Pneus da Pirelli, além de seringais ainda em produção.

 

Fonte: Prefeitura de Marituba
Foto: Wenderson Santos e Ary Brito