A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) prossegue as obras de pavimentação do Programa Asfalto Por Todo o Pará em municípios da Região Metropolitana de Belém atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), que consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social e combate à criminalidade.

Atualmente, o TerPaz atende moradores de sete bairros da Região Metropolitana: Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas, na capital; Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba. As ações são realizadas em escolas e centros comunitários, mas ganharão espaço próprio com as Usinas da Paz, que estão sendo construídas pelas empresas mineradoras Vale e Hydro, após a parceria firmada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Com as obras de pavimentação, a Sedop vai garantir melhores condições de mobilidade em vias que dão acesso aos polos do Terpaz. São quase 45 quilômetros de asfalto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

O empreendedor Fabrício Souza, morador do bairro Icuí-Guajará, disse que as obras de pavimentação estão mudando para melhor a realidade dos moradores. “O asfalto traz mais qualidade de vida, mais saúde e melhores condições de transporte. O asfalto está trazendo mais vida para o bairro do Icuí”, garantiu.

Mobilidade e segurança – O trabalho de pavimentação também já está beneficiando moradores do bairro Nova União, em Marituba, e segundo o líder comunitário Roberto da Cruz, as obras “vão melhorar a mobilidade para chegarmos às escolas, postos de saúde e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Também vai melhorar a questão da segurança pública, pois antes as viaturas não entravam no bairro”.

Para o titular da Sedop, Ruy Cabral, os bairros atendidos pelo TerPaz necessitam de melhor infraestrutura. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da comunidade às Usinas da Paz, além de dar mais qualidade de vida e de mobilidade urbana para os moradores dos bairros atendidos. Este é um programa muito importante e de imensa envergadura”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo Ruy Cabral, a expectativa é que, nos próximos 60 dias, a Sedop esteja executando obras de pavimentação em todos os bairros atendidos pelo Terpaz.

Cidadania – O Projeto Usinas da Paz consiste em grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos Territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança e atividades profissionalizantes, além de espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá dependências para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

 

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação