Alunos da Escola Maria de Fátima Monteiro Ferreira em Marituba, na região metropolitana de Belém, agora contam com o “Cantinho Verde”, um novo espaço voltado à educação socioambiental e agricultura urbana, cujo objetivo é proporcionar o contato direto com a natureza e, também, uma oportunidade de estudar na prática temas relacionados ao meio ambiente.

O projeto é organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pará (Emater) e faz parte do “Asas Verdes”, que integra as várias ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, nos municípios de Marituba e Ananindeua.

“A proposta é envolver as acrianças em diferentes temáticas ambientais, como o plantio de hortaliças, por exemplo. Os alunos plantam e parte da colheita é reservada para a alimentação deles. Além disso, levamos capacitação aos moradores do entorno, por meio de diversas oficinas, curso, sempre orientando-os como aproveitar o meio ambiente sem devastar”, comenta Valideides Lima, engenheiro agrônomo da Emater.

Este é o terceiro espaço entregue pelos órgãos do governo a escolas da região metropolitana. O primeiro cantinho foi entregue no bairro da Cabanagem, em Belém, em fevereiro deste ano. A segunda entrega ocorreu no início deste mês, na Escola Fazendinha Esperança, no bairro de Nova União, também em Marituba.

 

 

Fonte: Ascom Emater
Fotos: Veloso Júnior/ Ascom Emater